Instituto   Humanista de Psicoterapia: 
                                Um projeto para o desenvolvimento humano 
                                           
                      
                                          
                                          
                                            | 
                                    
                                  
                                  
                                  
                                  
                                  
                                  
                                  
                                  
                                  
                                  
O   Instituto Humanista de Psicoterapia foi  criado em 1996,  com o objetivo de divulgar  os princípios da Psicologia Humanista,   formar psicoterapeutas, e contribuir para a promoção do desenvolvimento  humano de forma harmoniosa e integrada, por meio da melhoria da qualidade das  relações interpessoais. 
                                    
                                    Com  estrutura flexível, o Instituto procura acompanhar o desenvolvimento da teoria  e das práticas da psicoterapia,  em  sintonia  com os avanços da psicologia e  com novas necessidades sociais.
                                    Atualmente  suas atividades de organizam em torno de três núcleos:
                                    
                                    - 
Núcleo de ensino e formação –  tem por objetivo a formação de profissionais  aptos para atuar em seu campo de trabalho  segundo os princípios da Psicologia Humanista e da Abordagem Centrada na  Pessoa.
                                    Atividades regulares desse  núcleo:
                                    
    
Curso de Formação de  Psicoterapeutas: oferecido a psicólogos e psiquiatras; tem por finalidade  formar psicoterapeutas segundo os princípios da Psicologia Humanista e da  Abordagem Centrada na Pessoa (ACP). 
  
Grupos de estudo: abertos a um público diversificado, proporcionam  acesso a teorias humanistas e fenomenológicas que podem ser aplicadas em diferentes  contextos.
  
  
Seminários, palestras e rodas de conversa abordam assuntos  variados, que vão desde a prática psicoterapêutica até temas contemporâneos de  relevância intersetorial, social e cultural. 
  
  
  
   O Núcleo de Ensino e Formação oferece ainda  outros cursos, também com enfoque humanista/fenomenológico/existencial,  atualizando e ampliando as práticas fundadas na ACP ou oriundas dela.
  
  
  
                               - 
Núcleo de Psiquiatria - pretende  promover a interdisciplinaridade na assistência em saúde mental, pela imersão  nos fundamentos, conceitos e teorias humanistas e fenomenológicas. 
                                    
                                    Para atingir esse objetivo,  propõe-se abordar temas da clínica, como a psicopatologia e psicofarmacologia,  em cursos, palestras e seminários. O Núcleo de Psiquiatria também oferece  supervisão para profissionais que trabalham  nessa área.
                                    
                                    A integração das práticas profissionais  em saúde mental é necessária em virtude da dimensão que envolve a clínica. A  abordagem teórico-prática, que tem foco no  diálogo entre a Psicologia e a Psiquiatria, propicia  saberes e práticas consonantes com uma clínica ampliada   e em benefício dela.
                                    
                                    - 
Núcleo de Extensão - tem por  finalidade oferecer suporte e prestar assistência psicológica a pessoas,  grupos  e instituições, considerando suas  demandas e  particularidades, sempre  conforme o enfoque humanista/fenomenológico, na promoção de desenvolvimento,  saúde e bem-estar. As ações deste núcleo se realizam principalmente por meio  das atividades da Clínica Social do Instituto.
                                    
                                    A Clínica Social, aberta ao  público, é integrada pelos psicólogos que participam do curso de formação de psicoterapeutas  cumprindo, na clínica, o estágio prático de seu curso. 
                                    
                                    Além disso, a Clínica estabelece  parceria com empresas, escolas e outras instituições para assistência  psicológica, seja no próprio local ou na sede do IHP.
                                    
                                    Mais recentemente vimos  procurando ampliar nossas ações para além da área da saúde mental, para  difundir, também noutros contextos,  os  princípios da Psicologia Humanista e da ACP. 
                                    
                                    Observa-se que os três núcleos  funcionam em permanente diálogo, em sintonia com os objetivos do IHP e adotando  metodologia que promova e facilite uma aprendizagem significativa entre os  participantes.
                                    
                                    
Compõem a atual diretoria do  Instituto Humanista de Psicoterapia : 
				    
				    Ana Maria Sarmento Seiler Poelman - Diretora Executiva
                                    
				    
                                    
				    Cláudia Maria do Carmo - Diretora 
				   
                                   
                                    Rodrigo Mendes D'Angelis - Diretor Técnico
                                
                                          
                                         O resultado da psicoterapia é tornar-se pessoa humana autônoma, capaz de ser o que é e de escolher o seu caminho. (Carl Rogers)