INSTITUTO HUMANISTA DE PSICOTERAPIA Webmail
          HOME | CONHEÇA O IHP | EQUIPE | TEMAS ATUAIS | FALE CONOSCO
 
      Tel.: (31) 3371 6098


CONHEÇA O IHP

Instituto Humanista de Psicoterapia:
Um projeto para o desenvolvimento humano



O  Instituto Humanista de Psicoterapia foi criado em 1996,  com o objetivo de divulgar os princípios da Psicologia Humanista,  formar psicoterapeutas, e contribuir para a promoção do desenvolvimento humano de forma harmoniosa e integrada, por meio da melhoria da qualidade das relações interpessoais.

Com estrutura flexível, o Instituto procura acompanhar o desenvolvimento da teoria e das práticas da psicoterapia,  em sintonia  com os avanços da psicologia e com novas necessidades sociais.
Atualmente suas atividades de organizam em torno de três núcleos:

- Núcleo de ensino e formação –  tem por objetivo a formação de profissionais  aptos para atuar em seu campo de trabalho segundo os princípios da Psicologia Humanista e da Abordagem Centrada na Pessoa.
Atividades regulares desse núcleo:

  Curso de Formação de Psicoterapeutas: oferecido a psicólogos e psiquiatras; tem por finalidade formar psicoterapeutas segundo os princípios da Psicologia Humanista e da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP).

Grupos de estudo: abertos a um público diversificado, proporcionam acesso a teorias humanistas e fenomenológicas que podem ser aplicadas em diferentes contextos.

Seminários, palestras e rodas de conversa abordam assuntos variados, que vão desde a prática psicoterapêutica até temas contemporâneos de relevância intersetorial, social e cultural.

 O Núcleo de Ensino e Formação oferece ainda outros cursos, também com enfoque humanista/fenomenológico/existencial, atualizando e ampliando as práticas fundadas na ACP ou oriundas dela.

- Núcleo de Psiquiatria - pretende promover a interdisciplinaridade na assistência em saúde mental, pela imersão nos fundamentos, conceitos e teorias humanistas e fenomenológicas.

Para atingir esse objetivo, propõe-se abordar temas da clínica, como a psicopatologia e psicofarmacologia, em cursos, palestras e seminários. O Núcleo de Psiquiatria também oferece  supervisão para profissionais que trabalham nessa área.

A integração das práticas profissionais em saúde mental é necessária em virtude da dimensão que envolve a clínica. A abordagem teórico-prática, que tem foco no  diálogo entre a Psicologia e a Psiquiatria, propicia saberes e práticas consonantes com uma clínica ampliada   e em benefício dela.

- Núcleo de Extensão - tem por finalidade oferecer suporte e prestar assistência psicológica a pessoas, grupos  e instituições, considerando suas demandas e  particularidades, sempre conforme o enfoque humanista/fenomenológico, na promoção de desenvolvimento, saúde e bem-estar. As ações deste núcleo se realizam principalmente por meio das atividades da Clínica Social do Instituto.

A Clínica Social, aberta ao público, é integrada pelos psicólogos que participam do curso de formação de psicoterapeutas cumprindo, na clínica, o estágio prático de seu curso.

Além disso, a Clínica estabelece parceria com empresas, escolas e outras instituições para assistência psicológica, seja no próprio local ou na sede do IHP.

Mais recentemente vimos procurando ampliar nossas ações para além da área da saúde mental, para difundir, também noutros contextos,  os princípios da Psicologia Humanista e da ACP.

Observa-se que os três núcleos funcionam em permanente diálogo, em sintonia com os objetivos do IHP e adotando metodologia que promova e facilite uma aprendizagem significativa entre os participantes.

Compõem a atual diretoria do Instituto Humanista de Psicoterapia :
Ana Maria Sarmento Seiler Poelman (diretoria executiva)
Luis Henrique Sobreira Macial (diretor administrativo)
Rodrigo Mendes D’Angelis (diretor técnico)


O resultado da psicoterapia é tornar-se pessoa humana autônoma, capaz de ser o que é e de escolher o seu caminho. (Carl Rogers)

   
Rua Aristóteles Caldeira, nº 669, Barroca, Belo Horizonte/MG - Tel.: (31) 3371 6098

E-mail:
contato@institutohumanista.com.br